Voltar

Checklist dos noivos: dicas para não se perder nos preparativos

Checklist dos noivos: dicas para não se perder nos preparativos

Há quem diga que um casamento deve ser preparado com, pelo menos, 1 ano de antecedência. Talvez por conta da correria nossa de cada dia, nossa vida multitarefa ou também para que o casal reflita mesmo o próximo passo a ser dado, afinal, os dois deixam de ser indivíduo e passam a ser uma família.

Entretanto, por motivos variados há sempre os apressadinhos que querem casar em 3, 2, 1.  Por amor, por necessidade, seja lá por qual motivo for, as responsabilidades são as mesmas de quem possui 1 ano ou mais para planejar.

Por questões de saúde e para que tudo seja realizado sem intercorrências, o casal deve realizar exames pelo menos 8 meses antes do casamento.

E é pensando em todos esses, os apressadinhos e os com mais planejamento, que trazemos para o Blog da Petúnia um indispensável checklist a se fazer durante toda essa fase do noivado. Depois nos conte nos comentários como estão os preparativos para o seu grande dia, ok?

ORÇAMENTO

Antes de decidir a data do casamento, deve-se verificar o orçamento do casal. O quanto cada um já possui, o quanto pretendem investir e quando conseguirão chegar, com segurança, ao valor pretendido.

Para quem é mais conservador, abram uma conta-poupança e deposite ali o que possuem e determinem uma quantia “x” por mês para cada um depositar. Isso não deve ser quebrado, portanto determinem um valor possível. É melhor do que cofrinho.

Desconsidere o rendimento a poupança ou qualquer outro investimento pode te dar. Esse “plus” com certeza será importante em algum momento.

Até o dia “C” de casamento – óbvio – as o preço de quase tudo será diferente do que você tem hoje.

Essa etapa, o orçamento, é crucial para as próximas, como a festa, a lista de convidados, a lua de mel e a moradia.

Para amortizar os custos e o comprometimento do orçamento, uma dica valiosa é comprar aos poucos o enxoval.

 

MORADIA

Se ainda não tiverem uma casa própria, é bom considerar esse valor. Dá para financiar a construção de uma casa, sem pressa, contanto que ela fique pronta para ser habitada até pelo menos 1 mês antes do casamento.

Importante que faça parte do planejar o orçamento.

Aluguel é bom para quem frequentemente muda de cidade. Fora isso é um dinheiro que vai e não volta e por fim você continua sem uma casa.

Ou seja, é melhor esperar um pouco mais para se casar e contar com a segurança de se ter uma moradia, ainda que o financiamento dure mais décadas. Diferente do aluguel, ao final de anos pagando prestação, um imóvel para chamar de seu.

 

A DATA DO DIA “C”

Atente-se a feriados, datas comemorativas e época de pagamento de impostos. Tudo isso pode impactar com várias indisponibilidades, em especial de quem vive fisicamente longe do casal.

Escolha uma data já indicada pelo orçamento feito pelo casal ou alguma posterior. Ah, e o casal deve programar as férias para o período.

 

LISTA DE CONVIDADOS

Faça uma média de quantas pessoas pretendem convidar. A partir daí, escolham por ordem de afinidade e considere que pessoas de muito longe poderão não estar presentes – mas esperamos que elas se planejem e não percam essa data.

 

LUA DE MEL

Quanto maior a antecedência da compra de pacotes, mais barato fica para o casal. O valor das parcelas podem sair do orçamento previsto como primeiro item do checklist.

Aqui no Blog da Petúnia já listamos alguns lugares incríveis para se passar a lua de mel sem ter que sair da Bahia. Confira aqui.

 

A FESTA

  • BUFFET: Alugará um salão ou outro local, como uma chácara, e contratará o buffet a parte ou casará onde já ofereça o buffet? Considere mesas, talheres, copos, toalhas, cadeiras e tudo que é preciso para recepcionar os convidados com todo o estilo que a ocasião pede.
  • BEBIDAS: Prefira comprar as bebidas em alguma distribuidora em uma quantidade o suficiente para todos os convidados e um pouco a mais. Se devidamente pesquisado com bastante antecedência, há como conseguir preços bastante competitivos.
  • DECORAÇÃO: Habitualmente o responsável pela decoração providencia o buquê da noiva. Se for contratar alguma empresa para a decoração, priorize quem decore tanto a Igreja quanto o local da festa.
  • FOTÓGRAFO E FILMAGEM: antes de finalizar um contrato, peça para ver fotos realizadas pela equipe de dia E de noite, em lugares abertos E fechados, já que muitas vezes o casamento começa com dia ainda claro e a festa prossegue durante a noite. Prefira equipes que ofereçam os dois serviços, caso realmente faça questão das filmagens.
  • ILUMINAÇÃO: Se a festa contar com uma balada, pesquise empresas que alugam os aparelhos necessários para o som e iluminação da festa. Geralmente DJ já oferece esse tipo de serviço no pacote.
  • MÚSICAS: As músicas já tratamos em um post específico, onde trouxemos as 10 músicas mais lembradas para uma cerimônia de casamento.
  • CERIMONIALISTA: muito importante para organizar o casamento na entrada dos padrinhos, damas e pajens, recepcionar convidados e acompanhar a decoração e organização do salão, deixando a noiva tranquila.
  • BOLO E DOCINHOS: Pesquise também o bolo artesanal para decorar a mesa do bolo, algo que algumas boleiras os oferecem gratuitamente. Alinhe todas as quantidades junto aos profissionais que cuidarão disso.

 

PADRINHOS, DAMAS E PAJENS

O convite deve ser feito pelo menos 6 meses antes. Os noivinhos, dama de honra e florista e as cores dos vestidos deverão combinar com a decoração.

 

TRAJES DOS NOIVOS

Tudo isso pode contar com a mais qualificada equipe para isso. E ela está na Petúnia Noivas.

 

CABELEIREIRO

É recomendável pedir para ver o trabalho do profissional em fotos e conferir se há pacotes que envolvem cabelo, maquiagem, unhas e, se necessário, depilação. Faça teste do penteado e maquiagem com cerca de 6 meses de antecedência para, caso não goste, ter tempo o suficiente para mudar.

 

CONVITES, LEMBRANCINHAS, LISTA DE PRESENTES

Os convites devem ser entregues no máximo com 60 dias de antecedência. Em especial para os convidados mais distantes, um desafio que já adiantamos neste post.

Por comodidade, é possível fazer a lista de presentes em ecommerce. Opte por um, com presentes variados, e indique aos convidados. Assim reduz bastante o número de presentes repetidos, já que na loja virtual já haverá as indicações.

Defina como será as lembrancinhas dos convidados e dos padrinhos. Consulte o orçamento para que não aperte o casal.

 

DEMAIS PROVIDÊNCIAS

  • Documentos para marcar a data no cartório. Deverá ser entre 1 mês e 3 meses antes do casamento.
  • Chá de panela
  • Uma semana antes confirme todos os itens anteriores;

 

Comentários não são permitidos.