Voltar

Maio: Mês das Noivas, mas porque?

Maio: Mês das Noivas, mas porque?

 

Maio sempre teve a fama de ser o mês das noivas, mas de onde surgiu essa tradição? Existem algumas hipóteses bem curiosas para o fato, apesar de nenhuma ser comprovada, pesquisamos as possíveis explicações e trouxemos para vocês.

 

Hora do banho!

Uma hipótese muito curiosa surgiu na idade média. Devido às baixas temperaturas era quase impossível tomar banho em outras épocas, ainda mais sem o chuveiro elétrico. Isso fez com que o mês de maio fosse momento ideal para o casamento. Com a chegada da primavera no hemisfério Norte, as noivas e os noivos se preparavam para o casamento tomando banhos caprichados com muitas flores que levavam para perto do corpo, dando origem também à tradição do buquê.

 

Mês das flores

Outra explicação é que na Europa maio é considerado o mês das flores e um dos meses mais bonitos do ano por lá, o que tem a ver com a hipótese do banho.

 

Tradição

Para a igreja católica maio é considerado o mês da consagração de Maria, mãe de Jesus Cristo, como a influência da igreja católica era forte naquela época, essa passa a ser a hipótese mais aceita por todos, mesmo sem haver nenhuma passagem bíblica afirmando o fato. A partir deste fato maio passou a ser considerado o melhor mês para a união de casais e até hoje é considerado pelos ocidentais como o mês das noivas.

 

E aí, qual é sua hipótese para essa tradição? Deixe seu comentário!